Trajetos diários do transporte escolar somam mais de 1.200 Km

O período de volta às aulas é sinônimo de aumento no trânsito, afinal, vans e ônibus escolares cumprem diariamente a tarefa de levar as crianças para a escola. Trata-se de uma verdadeira missão, com muitos cuidados e atenção às regras, leis e resoluções de transporte escolar. A legislação determina as especificações dos veículos, além de requerer um treinamento especial dos motoristas encarregados.

O Município de São João do Oeste oferece excelentes condições para o transporte dos estudantes. Cada ano, ocorrem significativos investimentos, seja na manutenção dos veículos da municipalidade e na contratação de empresas terceirizadas que realizam os trajetos escolares. De responsabilidade do município, são dois trajetos, feitos pelos servidores efetivos Jair Rodrigues da Silva e Jandir Rambo. Os ônibus estão em ótimas condições de trafegabilidade. Um deles é ano de fabricação 2011, modelo 2012 e o outro ano de fabricação 2012, modelo 2013. Os motoristas destacam a importância de contar com veículos em excelentes condições, o que garante segurança no transporte escolar. Um dos trajetos é de 100 Km e o outro de 110 km diários.

A Secretária da Educação, Silvane Baumgarten, explica que as empresas terceirizadas fazem 1.074 Km diariamente, trazendo e levando as crianças de suas casas até os educandários. “Para se ter uma ideia, em 2016 foram transportados 285 alunos para a rede municipal, 350 que frequentam escolas estaduais (Sede, Cristo Rei e Ervalzinho) e 34 alunos da APAE, ou seja, 669 estudantes no total”, enfatiza. Complementa que este ano são 14 trajetos pelo interior do município, sendo que 12 são terceirizados. Todos os veículos das empresas terceirizadas, usados no transporte escolar, são acima do ano 2000.

A Administração Municipal preza pelo transporte escolar com segurança. Diante disso são realizados constantes investimentos na área. Lembrando que o transporte escolar é inteiramente gratuito para todos os estudantes, tanto da rede municipal quanto estadual.