Notícias

Município divulga roteiro para Vacinação contra a Gripe

A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar ao agravamento e ao óbito, especialmente em indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para complicações da infecção (crianças menores de 5 anos de idade, gestantes, adultos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clinicas especiais).

 Em 2017, o Ministério da Saúde, por meio da Coordenação-Geral do Programa Nacional de Imunizações, do Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis, da Secretaria de Vigilância em Saúde, lança a 19ª Campanha de Vacinação contra a Influenza, no período de 17 de abril a 26 de maio de 2017, sendo 13 de maio, o dia de mobilização nacional. No período de 17 a 24 de abril, a vacina estará disponível apenas para os indivíduos com 60 anos ou mais de idade e para os portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. Para os demais públicos, a campanha se iniciará no dia 24 de abril.

Conforme Celina Lasarotto Grasel, responsável pela campanha de vacinação no município, além de indivíduos com 60 anos ou mais de idade, serão vacinadas as crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos 11 meses e 29 dias), as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), os trabalhadores de saúde, os povos indígenas, os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clinicas especiais. Também serão incluídos para a vacinação, neste ano, os professores das escolas públicas e privadas.

Outra novidade deste ano, fica por conta do estado de Santa Catarina, que lança juntamente com a campanha de vacinação contra a influenza a intensificação da vacinação contra o tétano. O tétano acidental permanece como importante problema de saúde pública em nosso estado: apesar da baixa incidência, ainda mantém a média de casos ao longo dos anos, com oscilações nas taxas de letalidade. Em 2016, foram confirmados 12 casos de tétano acidental, a faixa etária mais atingida foram os maiores de 50 anos.

No intuito de resgatar pessoas não vacinadas, ou com esquema incompleto para o tétano, serão ofertadas vacinas contra tétano e difteria para os grupos maiores de 7 anos e vacinas contra o tétano, difteria e coqueluche para as gestantes e puérperas.

O município de São João do Oeste estará vacinando sua população durante o horário de funcionamento do Centro Municipal de Saúde, das 7:30 ás 11:30 e das 13:15 ás 17:15. Conforme Celina Lasarotto Grasel, no sábado, 13 de maio, dia de mobilização nacional estará atendendo das 08:00 ás 17:00 horas sem fechar ao meio dia.  

Os munícipes devem trazer carteirinha de vacinação e cartão SUS. Paras as pessoas que moram no interior há um roteiro de vacinação. 

Confira o Roteiro no Interior:

Terça-feira 18/04

 

MEDIANEIRA

ALTO MACUCO

Quarta-feira 19/04

 

BEATO ROQUE

Quinta-feira 20/04

 

ITACURUÇU

Terça-feira 25/04

 

JABOTICABA

FORTALEZA

 

Quarta-feira 26/04

 

ERVALZINHO

Quinta-feira 27/04

 

PALMEIRAS

CRISTO REI

 

Quarta-feira 03/05

 

VALE PIO

 

Quinta-feira 04/05

 

MACUCO