Notícias

Programa “Horta Familiar” atinge objetivos estabelecidos

    Há vários anos o município de São João do Oeste mantém um programa voltado ao incentivo do plantio de hortaliças, tendo como objetivo a qualidade de vida e a alimentação saudável da população. O Programa “Horta Familiar” é desenvolvido pela Secretaria de Agricultura.

     De acordo com Genésio Anton, coordenador das atividades, todas as famílias de São João do Oeste têm direito a receber gratuitamente 200 mudas de hortaliças, de diversas variedades, ao longo do ano. A previsão é que sejam investidos R$ 40 mil no programa, que contempla famílias da cidade e do interior. Além de garantir uma alimentação saudável à família, o programa traz consigo uma conotação muito válida no dia a dia de pessoas, especialmente da terceira idade, que cultivam sua horta como uma forma de “hobby”. Com isso, além de produzirem alimentos, mantém o corpo e a mente ocupados, evitando o sedentarismo e prevenindo doenças. Um exemplo prático ocorre com o casal Darcilo e Ana Hammes, moradores da cidade. Eles não abrem mão de manter uma bela horta onde cultivam vários produtos, usados no consumo da família. Dona Ana comenta que faz a retirada periódica de mudas, via o programa desenvolvido pela Secretaria da Agricultura. “Este incentivo é importante. A gente sente-se valorizado”, comenta Dona Ana.

    Para instituições, como as escolas por exemplo, o número de mudas é ilimitado. Com isso, passou-se a dar ao programa um sentido didático, pois os alunos envolvem-se no cultivo da horta. Exemplo prático disso ocorre na Escola de Ensino Rural Ministro Luiz Gallotti em Beato Roque. A ‘‘escola do campo’’ como é conhecida, instalou uma horta no terreno do educandário. A produção é usada na merenda escolar, mas outro fator que chama atenção é o engajamento e o interesse demonstrado pelos alunos no manejo e cuidado com as plantas cultivadas. Os alunos se revezam e diariamente fazem pequenas tarefas, como por exemplo, plantar e regar as mudas. “Dá-se um sentido didático a esse programa, pois os alunos observam o desenvolvimento das plantas e aprendem a importância de uma alimentação equilibrada”, comenta Anton.

    A Secretaria da Agricultura lembra que o programa é destinado para todas as famílias do município. Deve-se solicitar uma autorização junto ao setor e posteriormente efetuar a retirada das mudas na empresa credenciada, via processo licitatório.