Administração Municipal prestigia evento da Associação dos Romenos e Bessarabianos do Extremo Oeste

A programação ocorreu no último domingo, 08 de outubro, em Tunápolis e iniciou com assembleia na igreja matriz, seguida de celebração religiosa e almoço no Lar dos Idosos, com cardápio típico da culinária Romena.

O encontro em Tunápolis teve a presença do embaixador da Romênia no Brasil, Stefan Mera, acompanhado de sua esposa, a embaixatriz Ligia Mera. O prefeito de São João do Oeste, Fernando Bisigo, prestigiou o encontro.

A região Extremo Oeste possui mais de seis mil descendentes romenos. O nome Bessarabianos deriva da província da Bessarábia na Romênia, local de onde vieram para o Brasil grande parte dos descendentes, por volta de 1920. Atualmente o cadastro da associação contempla 28 famílias que imigraram da Romênia para a região. Destas, nove pessoas imigrantes da Romênia estão vivas e apesar da idade avançada, entre 90 e 96 anos, continuam fazendo parte da Associação e participaram do evento neste domingo.

A sede da Associação é na comunidade de Santo Antônio, em Itapiranga, onde foi fundada em 1989, e abrange também os municípios de Tunápolis, São João do Oeste, Mondaí e Iporã do Oeste. Esta é a primeira associação na América Latina a ser registrada no Governo Romeno.

O Consulado da Romênia em Santa Catarina foi instituído em Iporã do Oeste há três anos, e atende todo o Estado no que diz respeito às relações entre Brasil e Romênia.