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Escola promove 1ª Feira do projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos – JEPP

   A Escola de Ensino Rural Ministro Luiz Gallotti da comunidade de Beato Roque irá realizar no dia 21 de novembro, a I Feira do projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos – JEPP. De acordo com a diretora do educandário, Aline Wiest, o evento é organizado pelos alunos do 1º e 2º ano das séries iniciais e irá ocorrer nas dependências da escola, das 13h30min às 16h30min. “Queremos convidar a todos para conferir os trabalhos desenvolvidos pelos alunos pois a programação é aberta para toda comunidade em geral”, ressalta Aline. A iniciativa conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes e do SEBRAE, cuja proposta incentiva os alunos a buscar o autoconhecimento, novas aprendizagens, além do espírito de coletividade. 

   O projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos – JEPP, idealizado pelo SEBRAE, destina-se a fomentar a educação e a cultura empreendedora. O curso procura apresentar práticas de aprendizagem, considerando a autonomia do aluno para aprender, além de favorecer o desenvolvimento de atributos e atitudes necessários para a gestão da própria vida.

Essa visão vai ao encontro dos quatro pilares da educação propostos pela Unesco:

– Aprender a conhecer, isto é, adquirir os instrumentos;

– Aprender a fazer, para poder agir sobre o meio envolvente;

– Aprender a viver juntos, a fim de participar e cooperar com os outros em todas as atividades humanas;

– Aprender a ser, via essencial que integra as três precedentes.

  Dessa forma, o curso, aliado a um ambiente propício à aprendizagem, favorece o envolvimento dos jovens estudantes no próprio ato de fazer, pensar e aprender. Essas são características fundamentais dos comportamentos empreendedores, nos quais o estudante e o grupo em que está inserido reconhecem que suas contribuições são importantes e valorizadas.

   Com a proposta pedagógica do JEPP para cada ano do ensino fundamental, por meio de atividades lúdicas, o ambiente da aprendizagem sensibiliza os estudantes a assumirem riscos calculados, a tomarem decisões e a terem um olhar observador para que possam identificar, ao seu redor, oportunidades de inovações, mesmo em situações desafiadoras.