São João do Oeste será palco de apresentação da “Estação Cultural”

Na próxima quinta-feira, 1º de março, o município de São João do Oeste será palco das apresentações da “Estação Cultural”, que trata-se de um projeto itinerante de apresentações artísticas, promovido pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) em parceria com as prefeituras municipais. São João do Oeste receberá o espetáculo “Causos da Serra 15 anos – Biblioteca da Oralidade”. O evento acontecerá na Sociedade Aliança, com início as 8h30min da manhã. O público poderá participar de forma gratuita.

Durante o mês de março, receberão as atividades do Estação Cultural, as cidades de Agrolândia, Araranguá, Balneário Camboriú, Blumenau, Brusque, Caçador, Campo Erê, Campos Novos, Canoinhas, Capivari de Baixo, Concórdia, Curitibanos, Florianópolis, Fraiburgo, Ibirama, Imbituba, Irani, Ituporanga, Jaraguá do Sul, Joinville, Laguna, Mafra, Maravilha, Palma Sola, Porto União, Rio do Sul, São Bento do Sul, São João do Oeste, São Miguel do Oeste, São Pedro de Alcântara, Seara, Taió, Timbó, Tubarão, Urubici e Videira.

O Estação Cultural deu início às suas atividades com apresentações culturais no mês de dezembro de 2017 em cinco cidades: Garopaba, Ituporanga, Quilombo, São Lourenço do Oeste e Lages. Na etapa atual, que segue até abril, os municípios recebem, também, oficinas com foco em diversos segmentos artísticos como música, literatura, dança, patrimônio, entre outros.

A iniciativa da FCC é embrião de uma política pública que visa à democratização do acesso às atividades culturais, com atrações de abrangência estadual. O objetivo da FCC é contribuir para atrair diversos tipos de públicos, valorizando ações que fomentem a reflexão e a discussão dos temas abordados e possibilitando a troca de linguagens artísticas e culturais entre as regiões catarinenses. “O Estação é um projeto de circulação, integração e de estímulo à produção cultural catarinense. São mais de 150 projetos selecionados, mobilizando todas as regiões catarinenses, levando as mais variadas formas de expressão artísticas e também de conhecimento, por meio de oficinas. O que o projeto busca é a valorização do nosso artista, da sua produção e também a formação de público no Estado”, explica o presidente da FCC, Rodolfo Joaquim Pinto da Luz.

Confira a programação para a cidade de São João do Oeste

O quê: Espetáculo Causos da Serra 15 anos – Biblioteca da Oralidade

Local: Sociedade Esportiva Aliança

Sinopse: o espetáculo é uma montoeira de histórias verídicas, acontecidas para as bandas da Serra. Grilo Seco e Testa de Lampião, são dois contadores de causos que cantam, versam e narram, histórias folclóricas e míticas que permeiam o imaginário popular dos moradores da Serra Catarinense, como as histórias de lobisomem e de assombração. Edição especial de espetáculo em comemoração aos 15 anos de sua primeira montagem.