Prefeito apresenta programa destaque no município em Congresso na Capital do estado

A capital do estado está sediando nesta semana, o Congresso de Prefeitos e Gestores públicos de Santa Catarina. O encontro é organizado pela Federação Catarinense de Municípios – FECAM. Entre os destaques deste ano está a apresentação de “Boas Práticas”, um espaço destinado às iniciativas desenvolvidas por municípios que estão gerando excelentes resultados. O prefeito de São João do Oeste, Fernando Bisigo, participa do Congresso e apresentou na tarde de segunda-feira,11, o Programa Recolhe, iniciativa que visa a correta destinação das carcaças de animais mortos nas propriedades rurais. Este projeto começou a ser desenvolvido em fevereiro deste ano, coordenado pela Secretaria de Agricultura e Meio ambiente.

Foram mais de 90 Boas Práticas inscritas no banco lançado pela Federação Catarinense de Municípios (Fecam), em parceria com o Consórcio de Informática na Gestão Pública Municipal (CIGA), sendo que apenas 21 foram selecionados em todo estado.

Com o Projeto Recolhe, não ocorrem mais enterros de animais nas propriedades rurais de São João do Oeste. A iniciativa surgiu em virtude da preocupação com os danos causados ao Meio Ambiente, devido o descarte incorreto de animais mortos. O projeto garante segurança sanitária e legaliza a situação que envolve desde a coleta, transporte, armazenamento e processamento das mesmas.

Neste projeto é feita a recolha de bovinos, bubalinos, equinos e suínos (acima de 70Kg). O produtor rural deve entrar em contato diretamente com a empresa responsável. No caso dos bovinos, no momento da solicitação do serviço, o produtor deve informar o número do brinco. Porém, deverá deixar a identificação no animal, ou seja, o brinco não pode ser removido.

O custo total para a recolha de bovinos, bubalinos e equinos será de R$ 100,00, porém, deste valor o produtor precisará pagar somente 40% (R$ 40,00), pois o restante será custeado pelo município. No caso dos suínos, o custo será de R$ 10,00 por carcaça, onde o produtor também pagará somente 40% (R$ 4,00).