São João do Oeste avança no Turismo e inicia elaboração do Plano Municipal

Na tarde de quarta-feira,23, o município de São João do Oeste, com apoio do Sebrae/SC e do Conselho de Turismo lançou o projeto para elaboração do Plano Municipal de Turismo. O evento ocorreu no auditório da Feira Livre, com a participação de lideranças públicas e empreendedores do município.

Conforme o Assessor de Planejamento, Gestão e Economia, Vanei Rogério Ritter, o primeiro passo compreende o lançamento para elaboração do Plano Municipal de Turismo, que prevê um inventário turístico e, posteriormente, o planejamento estratégico. O início dos trabalhos para elaboração do Plano Municipal de Turismo é um passo importante para o município, pois isto, futuramente, viabilizará a captação de recursos federais, além de atrair investimentos. Também será fomentado o turismo rural.

O Prefeito Fernando Bisigo destacou a importância do setor, que gera números expressivos no movimento econômico do município. Estima-se que este ano, o município receba em torno de 100 mil turistas, atraídos, principalmente, pelas águas termais. Com o Plano, a intenção é otimizar outros pontos turísticos.

Segundo o gerente regional Extremo Oeste do Sebrae/SC, Udo Martin Trennepohl, São João do Oeste está de parabéns porque do longo do trabalho desenvolvido pela entidade tanto nas ações de desenvolvimento quanto no turismo apresenta evolução e resultados práticos, principalmente, no comparativo regional. “O município está preparado para receber 100 mil turistas neste ano, o que é um feito inédito para a região e reflete no desenvolvimento de seu potencial com competência. Contudo, precisamos pensar no futuro, pois o município é um âncora para o turismo no Extremo Oeste, ao receber turistas do Brasil, da Argentina, do Paraguai e outros países da América do Sul”, avaliou.

Trennepohl relatou que o Sebrae/SC está presente desde o início das atividades de desenvolvimento e de fomento do turismo em São João do Oeste. “Realizaremos um planejamento voltado às demandas futuras, porém sem esquecer de pontuar medidas no curto e médio prazo também. Para isso, contamos com a contribuição dos integrantes do Conselho Municipal, do poder público e da Associação Comercial e Industrial, na elaboração do planejamento estratégico voltado ao crescimento e o aprimoramento do setor no município. Temos certeza que atuando conjuntamente colheremos resultados ainda melhores nos próximos anos”, antecipou.