Realizadas oficina e palestra sobre Biblioterapia no município

Nos dias 17 e 18 de outubro do corrente ano, o CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente em parceria com a Secretaria de Educação e Biblioteca Pública realizaram no município, oficina para os professores da Rede Municipal e palestras para os estudantes da Rede Estadual sobre o tema: Biblioterapia – a terapia através da leitura.

A Biblioterapia pode ser entendida como o cuidado com o desenvolvimento do ser humano por meio das histórias literárias, seja por meio da leitura, narração ou dramatização. A prática ainda é pouco conhecida no Brasil, mas já vem sendo utilizada em vários países em contextos diversos com o objetivo de promover o equilíbrio e bem-estar das pessoas por meio da literatura.

A prática da Biblioterapia se apresenta como mais uma possibilidade de uso da literatura para os profissionais que já atuam com mediação de leitura (bibliotecários, professores, contadores de histórias) e para aqueles que querem desvendar novos horizontes a partir da leitura literária e incorporá-la à sua vida ou ao contexto profissional em que estão inseridos.

Quem conduziu as atividades foi a Facilitadora Carla Souza, Consultora em Biblioterapia com Mestrado em Ciência da Informação pela UFSC. Foram realizadas 4 palestras para alunos das Escolas de Educação Básica Cristo Rei e Madre Benvenuta e consultoria na Biblioteca Pública. Já no período noturno foram atendidos os professores da Rede Municipal de Ensino, divididos em dois grupos, no dia 17 os das Séries Iniciais e dia 18 da Educação Infantil.

Lembrando a semana do Dia do Professor, os professores foram recepcionados com música apresentada pelo grupo de violinos do município, água saborizada, ambiente aconchegante, lanche especial e cada um recebeu uma lembrança proporcionada pela Biblioteca Pública.

De acordo com a Secretária de Educação Silvane Baumgarten, foram momentos de relaxamento e de aprendizagem, onde os professores tiveram a oportunidade de serem contemplados com a contação de histórias e a leitura de contos, promovendo a reflexão e a meditação.