Município é convidado pela Universidade Federal do Paraná para participar de evento internacional

No dia 09 de setembro de 2013, a Secretária Municipal de Educação, Cultura e Esportes Silvane Baumgarten e a Coordenadora Pedagógica Teresinha Staub, estiveram participando de um importante evento sobre a língua alemã na cidade de Curitiba – PR.

O evento internacional denominado “Alemão na rede pública de ensino: perspectivas e desafios” foi promovido pelo Departamento de Línguas Estrangeiras Modernas da UFPR e pela Associação Latino-Americana de Estudos Germanísticos e contou com a participação da Universidade de Viena, Córdoba, Instituto Goethe, CAPES, ZFA – Schulmanagement weltweit, Secretários municipais e representantes das Secretarias de Educação dos estados de Santa Catarina e Paraná.

No início da tarde, foi realizada uma mesa redonda com os Secretários Municipais de Educação convidados, representante do CAPES, da UFPR e do ZFA. Na oportunidade, todos os convidados expuseram a realidade educacional de seus municípios, principalmente no que tange a oferta de língua alemã nas escolas.

No período noturno, no Teatro da Reitoria da UFPR, os convidados, representantes das Universidades, docentes da área germanista, estudantes universitários e professores da educação básica, participaram da discussão sobre as possibilidades e desafios ligados à ampliação e aprimoramento da oferta de línguas estrangeiras pela Rede Pública.

Sete municípios dos três estados do Sul do Brasil foram especialmente convidados para participarem do evento: de Santa Catarina: São João do Oeste, Tunápolis e Pomerode; do Rio Grande do Sul: Bom Princípio, Sinimbu e Nova Petrópolis e do Paraná: Lapa.

De acordo com a Secretária Municipal de Educação Silvane Baumgarten, o município de São João do Oeste recebeu o convite com muita honra, pois num universo de municípios da Região, ter seu nome lembrado pela Universidade Federal do Paraná, demonstra que o trabalho desenvolvido na área de educação e cultura está tendo o merecido reconhecimento. Enfatiza também que, através deste contato com os demais municípios, foi possível identificar oportunidades e perspectivas de atuação na oferta da língua alemã nas escolas.

O objetivo, ao participar deste tipo de evento, é buscar novas informações e fomentar boas práticas na condução dos aspectos culturais e da valorização da língua alemã nos educandários do município de São João do Oeste.