Membros do Conselho de Alimentação Escolar visitam escolas do Município

Na terça-feira, dia 04 de julho, alguns membros do Conselho de Alimentação Escolar – CAE, do município de São João do Oeste, acompanhados pela Nutricionista Fabíola Maldaner, realizaram um roteiro de visitas às escolas da Rede Municipal de Ensino, com o objetivo de conhecer a realidade das cozinhas e a funcionalidade do programa de alimentação escolar.

Foram visitadas as escolas: Centro Educacional São João do Oeste, C.E.I. Jesus Menino, Creche Municipal Kinder Haus, Centro Educacional Cristo Rei e Escola de Ensino Rural Ministro Luiz Gallotti. Em todas as escolas, os membros do CAE foram acolhidos pelas Direções e merendeiras que forneceram todas as informações pertinentes à execução do programa nas escolas.

De acordo com a Nutricionista Fabíola, Responsável Técnica pelo Programa de Alimentação Escolar da Rede Municipal, essas visitas são imprescindíveis para que os Conselheiros tenham contato com a realidade das escolas, já que uma das suas funções é a de fiscalizar o preparo e a oferta do alimento ao educando. Ainda de acordo com ela, os cardápios da merenda escolar são elaborados mensalmente, respeitando os hábitos alimentares locais e culturais, atendendo as necessidades nutricionais específicas, conforme percentuais mínimos estabelecidos em Lei.

Dos recursos financeiros repassados pelo Ministério da Educação às Prefeituras, no mínimo 30% (trinta por cento) devem ser utilizados na aquisição de gêneros alimentícios produzidos pelo agricultor familiar, sendo que o município de São João do Oeste atende um percentual maior em relação ao exigido.

Após as visitas, os Conselheiros irão analisar as informações e, através de um relatório, encaminhado à Secretaria de Educação, sugerir ações e soluções às demandas encontradas nas escolas.

A constituição do Conselho de Alimentação Escolar (CAE) é condição para o recebimento dos recursos financeiros repassados pelo Ministério da Educação.