Secretaria da Agricultura anuncia novidades para 2018

A Secretaria da Agricultura irá implantar a partir do ano de 2018, uma série de ações visando incrementar o setor no município. De acordo com Genésio Anton, Secretário da Agricultura, todas as sugestões foram amplamente discutidas pela Administração, juntamente com o Conselho de Desenvolvimento Rural, formado por representantes de todas as comunidades. Segundo Anton, 2018 será um ano em que as questões ambientais receberão atenção especial. Por isso, a implantação da recolha regular de lixo no interior é uma das novidades aprovadas, sendo este, um serviço que deverá ser terceirizado.

O secretário comenta que outro programa é a recolha de animais mortos nas propriedades rurais. Inicialmente, haverá a recolha de bovinos mortos e posteriormente o serviço poderá ser ampliado também para a suinocultura, dependendo do entendimento junto as empresas integradoras. “Ficou estabelecido nesta reunião do Conselho, que o produtor irá auxiliar com uma taxa de contribuição, sendo neste primeiro momento, o valor de R$ 40,00 por animal morto recolhido”, explica.

Anton destaca que a partir de janeiro de 2018, haverá subsidio na realização de exames de brucelose e tuberculose em propriedades positivas. Além disso, os produtores rurais receberão gratuitamente o nitrogênio, para quem mantém o próprio botijão e efetua as inseminações no plantel leiteiro de sua propriedade. “Estaremos disponibilizando aos agricultores, a partir de janeiro do próximo ano, duas oportunidades por mês para abastecimento de nitrogênio aqui no município”, ressalta.

Outra novidade a ser implantada é a inclusão dos caminhões de distribuição de esterco líquido (suíno ou bovino), dentro do Programa Hora/Máquina. No Programa de Melhoramento Genético, serão feitas alterações no sentido de limitar o número de inseminações, dependendo dos animais (fêmeas) aptos a reproduzir. “Nós estaremos disponibilizando 30% a mais de fichas de inseminação. Ou seja, uma propriedade que conte com 50 animais, terá uma cota de 65 inseminações/ano”, explica Anton. Segundo ele, esta sistemática se deve ao fato de existirem propriedades com bons índices de reprodução e outras com mais dificuldade. Neste sentido se dará uma maior atenção a parte reprodutiva do plantel leiteiro do município.

Outra inovação refere-se a questão da sucessão familiar no meio rural. A Administração Municipal encaminhou para o Legislativo um projeto de lei que visa a redução do ITBI – Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis, quando uma propriedade passa de pai para filho. Atualmente é cobrado 2% sobre o valor da avaliação e este índice reduzirá para apenas 0,25%, em casos de sucessão familiar. Anton destaca que a redução do ITBI é válida somente nestes casos, não se aplicando para outras transações de terras, nem para lotes urbanos.